Imaginal

A essência do feminino, a força da beleza e o poder da transformação. 


A obra coreográfica Imaginal é uma jornada de autoconhecimento através do movimento, mergulhando profundo nos ciclos de transformação que regem a vida, de onde a artista Bruna Savini traz à tona aspectos pessoais de sua vida, emergindo uma nova e mais madura fase dessa mulher. Uma mulher que sente a curiosidade da tradição repousar sobre seus ombros e lhe inquietar a musculatura, uma mulher que busca a energia da floresta mesmo em meio às cidades, que ama respirar junto aos seus ossos, arejando suas estruturas, uma mulher que vibra e acorda memórias, revelando - do casulo ao vasto céu - seus caminhos de potência, de (auto)descoberta e tradição.


O XALE
Como elemento intimamente ligado a mulher e à sua vivência, a figura do xale nasce em meio a pesquisa. O xale, xaile ou mantón de manila, como é conhecido na tradição espanhola, está há muitos séculos presente em diversas culturas, como objeto de senhoridade, de sensualidade, de uso cotidiano, elemento de danças ou mesmo como um objeto espiritual.  

Dançar com o xale é redescobrir suas asas.

Fotografias: Rodrigo Barbosa (@rodrigolions)

Seja nas tribos, no bailado das ciganas e espanholas, no manto de santas, ou sobre os ombros das anciãs, o xale reaviva a influência de um legado feminino que se entrecruza com a mulher em seu ciclo de auto-construção na contemporaneidade, um corpo carregado de vivências, que morre e renasce, transitando pelas fases de sua existência. 


OFICINAS

As oficinas existem como uma forma de as pessoas experienciarem os percursos da jornada Imaginal. A oficina visa trabalhar o despertar do autoconhecimento e a essência feminina (energia presente em todos os seres) por meio da expressão corporal, estímulos poéticos e musicias afim de conduzir as (os) participantes através dos percursos de suas próprias potências criativas, tanto individuais como coletivas, reconectando mente, corpo e espírito à nossa natureza cíclica, instintiva e visionária.